Timothy Barrett é um pesquisador e fabricante de papéis artesanais reconhecido internacionalmente pelo importante trabalho que desenvolve.
É professor do Center for the Book da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, onde supervisiona a Research and Production Paper Facility e desenvolve a pesquisa Paper through time: nondestructive analysis of 14th through 19th century papers.
Timothy Barrett em sua oficina.
Foto de Samantha Contis para o New York Times (emprestada do site do New York Times)
O que originou esse post foi um artigo super interessante sobre o trabalho de Barret publicado pelo New York Times (valeu pelo link, Amauri!):
Can a Papermaker Help to Save Civilization?
Um trechinho do artigo:
Barrett’s connection to the old papers was becoming more than simply technical. It was emotional. He detected life in them. He once found the imprint of a person’s thumb on a page in a Renaissance book. “Maybe the papermaker was rushing to fill an order, and grabbed the corner of the sheet too firmly,” he said. “To me, that fingerprint marked the sheet with the humanity of the person who made it. I could feel his presence.”
Além do artigo, o New York Times também traz uma galeria de fotos que mostra um pouco do processo de trabalho de Barrett:
A Papermaker’s Craft
Embora pesquise assuntos relacionados à história do papel como um todo, Barrett possui interesse especial acerca das técnicas japonesas de produção de papel artesanal. Na década de 70, foi ao Japão estudar essas técnicas, a respeito das quais escreveu livros que são considerados referência sobre o assunto:
Nagashizuki: The Japanese Craft of Hand Papermaking
Foca nos processos técnicos utilizados na fabricação de papel no Japão e discute, entre outros tópicos, a questão da produção de fibras e as vantagens das fibras obtidas a partir de amoreiras jovens. “Nagashizuki” é o nome de um dos métodos utilizados para fabricação de papel artesanal no Japão. Publicado em 1979 e impresso em apenas 300 cópias numeradas sobre papel Nagashizuki, esse livro está infelizmente esgotado, mas ainda pode ser encontrado à venda por preços em torno de US$400. Segundo informações presentes no próprio livro, os exemplares foram encadernados por E. G. Parrot II e o papel decorado utilizado na capa foi feito no Japão por Seidayu Kodo.
Japanese Papermaking: Traditions, Tools, Techniques
Baseado na pesquisa que Barrett realizou no Japão sobre a história do papel e na sua experiência como papeleiro; esse livro é considerado inovador (para o público ocidental) e bastante abrangente, incluindo conhecimentos essenciais sobre as qualidades do papel japonês feito à mão e instruções sobre a construção das ferramentas necessárias à fabricação de papel segundo os métodos artesanais utilizados no Japão.
Publicado pela primeira vez em 1983, ainda está disponível para compra:
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