Segundo Ana Virgínia Pinheiro, chefe da Divisão de Obras Raras da Biblioteca Nacional e professora da graduação em Biblioteconomia da UNIRIO:
Análise bibliológica é uma descrição de obras bibliográficas sob o ponto de vista material, considerando: suporte, encadernação, composição do texto impresso, ornamentação, apresentação física e marcas intrínsecas e extrínsecas. O conjunto dessas características torna o livro único, possibilitando sua identificação.
A descrição minuciosa de determinado exemplar irá diferenciá-lo de outros exemplares da mesma obra bibliográfica e pode ser considerada um recurso de salvaguarda daquele exemplar descrito, uma vez que permite, por exemplo, sua identificação em caso de perda ou furto.
Em seu artigo sobre Metodologia para inventário de acervo antigo, a bibliotecária Ana Virgínia Pinheiro aborda a descrição bibliográfica sob o aspecto material; apresenta a fotobibliografia (ou descrição didascálica), um método utilizado para realizar esse tipo de descrição, e discorre sobre sua aplicação em inventários de acervo antigo.
copyright © 2010-2025 · Oficina Miríade · todos os direitos reservados · hospedado no Dreamhost