No blog da Companhia das Letras é possível ler, em português, um artigo de Robert Darnton intitulado O Google e o novo futuro digital. Esse artigo não foi incluído em seu livro A questão dos livros, recentemente publicado no Brasil, uma vez que foi escrito posteriormente.
O artigo trata das polêmicas que cercam o acordo para digitalização de livros envolvendo o Google e a indústria do livro.
Sobre esse acordo, Robert Darnton diz:
Os termos do acordo surtirão efeitos profundos na indústria do livro no futuro próximo. Pelo lado positivo, o Google possibilitará que consumidores comprem acesso a milhões de livros, protegidos por copyright e ainda em catálogo, para leitura em telas de computador ou equipamentos portáteis.
[…] Pagando uma assinatura módica, bibliotecas, faculdades e instituições educacionais de todo tipo poderiam ter acesso instantâneo a um mundo inteiro de conhecimento e literatura.Mas o preço será realmente módico? Os argumentos negativos enfatizam o perigo dos monopólios e sua tendência de cobrar preços monopolistas. Igualmente importante é o alerta de que o controle do Google sobre o acesso aos livros reforçará seu poder sobre o acesso a outros tipos de informação, levantando questões de privacidade […], concorrência […] e comprometimento com o bem público. Como empreendimento comercial, a missão primária do Google é gerar lucro para seus acionistas, e o acordo não deixa espaço para que bibliotecas, leitores e o público em geral sejam representados.
O fato é que esse acordo e as questões a ele relacionadas afetam não só autores e editores mas também os consumidores da informação contida nos livros que estão na mira do Google.
Leia o artigo completo: O Google e o novo futuro digital
copyright © 2010-2025 · Oficina Miríade · todos os direitos reservados · hospedado no Dreamhost