Colossi de Memnon, os vestígios mais visíveis do Templo mortuário de Amenhotep III
Amenhotep (ou Amenófis) III foi um dos faraós mais importantes da 18ª Dinastia egípcia, durante seu reino – entre 1388 a.C. e 1350 a.C., aproximadamente – a civilização egípcia viveu seu auge político e cultural. Uma curiosidade: Amenhotep III é avô de Tutankhamun (ou Tutancâmon).
Considerado um dos maiores e mais importantes monumentos mortuários existentes no Egito, o Templo mortuário de Amenhotep III integrou a lista de monumentos culturais ameaçados do World Monuments Fund (The Watch) por duas vezes, em 1998 e 2004.
Desde 1997, está em andamento um programa de preservação de longo prazo desse importante sítio arqueológico. A missão arqueológica, chefiada por Hourig Sourouzian, pretende recuperar objetos relacionados ao Templo e conservar o que restou das ruínas.
Hourig Sourouzian, chefe da missão arqueológica do Templo mortuário de Amenhotep III, fala sobre o monumento, direto de Luxor (vídeo do Heritage Key)
A descoberta mais recente (divulgada em 26/04/2011) foi uma nova estátua de Amenófis III, segundo comunicado pelo secretário de Estado para as Antiguidades, Zahi Hawass. Trata-se de uma das maiores estátuas de faraó encontradas até hoje.
Saiba mais:
– Amenhotep III, Digital Egypt for Universities
– Amenhotep III , BBC History
– Artigo de Hourig Sourouzian: Beyond Memnon – Buried for more than 3,300 years, remnants of Amenhotep III’s extraordinary mortuary temple at Kom el-Hettan rise from beneath the earth
– The mortuary temple of Amenhotep III, World Monuments Fund
– Mortuary Temple of Amenhotep III>, Heritage Key
– Saving Pharaoh Amenhotep III’s Funerary Temple at Thebes, Heritage Key
– Egito: Encontrada estátua colossal do faraó Amenófis III, Yahoo! Notícias
– Statue of Tutankhamun’s grandfather unearthed, The Guardian
copyright © 2010-2025 · Oficina Miríade · todos os direitos reservados · hospedado no Dreamhost