A leitura nos tempos da Internet: Carr x Johnson

O New York Times publicou recentemente um excelente artigo de Steven Johnson, intitulado Yes, people still read, but now it’s social (traduzindo: Sim, as pessoas ainda lêem, mas agora é social), no qual ele discute o novo livro de Nicholas Carr sobre a leitura nos tempos da Internet, The Shallows: what the Internet is doing to our brains (Os superficiais: o que a Internet está fazendo com os nossos cérebros).

Carr argumenta que a tendência atual de ler superficialmente, operando constantemente em modo multitarefa e seguindo hiperlinks diversos, tão característica da leitura em tela (em computadores, e-books etc), diminui a capacidade de concentração e introspecção, típicas da leitura de livros tradicionais.

Johnson discorda de Carr e levanta pontos positivos relacionados ao aumento de conectividade e à possibilidade de intercâmbio mais intensa advindos da utilização da Internet, além de destacar o fato de estarmos lendo e escrevendo mais atualmente.

Não é a primeira vez que Carr escreve sobre esse assunto; em 2008, ele escreveu o ótimo artigo Is Google making us stupid? (O Google está nos tornando estúpidos?), na revista The Atlantic. Vale a leitura, não só por ser bem escrito mas também porque é interessante conhecer os dois lados da questão. Outra leitura interessante é o post More on the Shallows, onde Johnson comenta um pouco mais sobre o livro de Carr em seu blog.

A Reuters também publicou um artigo (disponível em português) sobre o livro de Carr chamado A Internet está destruindo nossa mente?

No Brasil, o livro de Carr será publicado pela Ediouro mas ainda não há data prevista.

Steven Johnson é autor de livros sobre a interseção entre ciência, tecnologia e sociedade.
Nicholas Carr escreve sobre as implicações sociais e econômicas da tecnologia.

Escrito por em 22 de junho de 2010
1 comentário · link deste post

Tags:  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  · 

1 comentário

  1. Achei muito interessante o tema abordando dois olhares distintos sobre um assunto tão recente como a internet.

    Talvez somente após algumas décadas, veremos ou não, os “efeitos colaterais” do uso da internet.


    Comentário de Miriam Dias

    Escrito em 5 de abril de 2011


Deixe aqui o seu comentário!




Seu comentário:


*

code

Powered by WP Hashcash

 

copyright © 2010-2025  ·  Oficina Miríade  ·  todos os direitos reservados ·  hospedado no Dreamhost